Terceirizar o T.I, ou contratar internamente ?

A tecnologia da informação deixou de ser um diferencial e tornou-se um ponto crucial na aplicação da estratégia de negócio em qualquer segmento. Não a ter, ou utiliza-la de forma incorreta pode reduzir as chances de alcançar o sucesso almejado. Para entender quais os benefícios obtidos ao terceirizar a área de tecnologia separamos alguns motivos, confira abaixo:

Custo

Contratar internamente um bom profissional pode se tornar caro devido aos encargos trabalhistas, benefícios e o risco de rotatividade. Terceirizando o serviço não há custos com encargos trabalhistas e o risco de rotatividade se reduz à escolha do cliente de manter ou não os serviços da empresa contratada.

Garantia

Serviços prestados por um funcionário não se estendem após sua saída da empresa, muitas vezes podem não ser satisfatórios e mesmo assim devido às leis trabalhistas, mesmo quando há má fé por parte do funcionário, quem arca com os custos e responsabilidades sobre as ações do funcionário é o contratante.  Mesmo não havendo problemas com o termino de uma contratação, muitas vezes não é possível ou há restrições para entrar em contato com um ex-funcionário para questionar possíveis e importantes pendencias, o que pode impactar ou até colocar em risco muito mais que a área de tecnologia de uma empresa.

Uma empresa terceirizada, além da obrigatoriedade de manter a qualidade caso queira fidelizar o cliente, tem a obrigação legal de entregar o que foi contratada para fazer, e caso necessário, e pode ser contatada facilmente e sem restrições para solicitar informações mesmo após o termino do contrato de serviço.

Transparência

Devido as tarefas e outras atribuições diárias, pode não haver um feedback satisfatório de funcionários sobre as necessidades e ações que são tomadas para a melhorar os serviços de T.I. A gestão terceirizada possibilita a obrigatoriedade de feedback através de relatórios constantes sobre o status de serviços e sobre o que é feito para corrigir e melhorar o ambiente de T.I do cliente, isso além de dar mais segurança, mostra a realidade do serviço contratado e torna o relacionamento entre cliente e prestadora de serviços mais franco e transparente.

Responsabilidade

Funcionários não tem responsabilidades legais além do cumprimento do horário de trabalho e a execução das atribuições para qual foi contratado, mesmo quando não o faz de forma satisfatória e que existam problemas decorrentes de suas ações, além disso muitas vezes não podem ser responsabilizados legalmente mesmo que ocorra algo prejudicial à contratante devido a um erro grave cometido por esse funcionário.

Terceirizadas além das obrigações contratuais, podem auxiliar em questões que não constam no contrato através de atendimentos avulsos ou até mesmo como cortesia sem problemas, arcando com a responsabilidade legal por suas ações.

 Conhecimento agregado

Devido a vasta segmentação do T.I não há como um único profissional ser especialista em todas as áreas de conhecimento existentes. Parte deles foca-se em uma ou algumas tecnologias, que em parte, estão correlacionadas e facilitam a consolidação e manutenção desse conhecimento. Por isso, contratar um profissional internamente pode limitar as soluções e opções apresentadas ao conhecimento e experiência desse profissional.

Em uma empresa de tecnologia a troca de informações entre áreas distintas e parceiros é comum e essencial, aumentando as possibilidades e soluções apresentadas aos clientes para os mais diversos casos. Por esse motivo a terceirização apresenta uma grande vantagem e ótimo custo benefício se comparada a contratação interna, pois agrega o acompanhamento de profissionais com conhecimentos de áreas distintas.

 

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1 Resultado

  1. Eѕѕes еlemеntoss são aρenas a ponta do iceberg.

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