A importância da gestão de T.I corporativa

A tecnologia hoje tem a missão de reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade das empresas, o que vai além de manter os equipamentos sempre funcionando. Como dito no artigo anterior(link), o T.I tem grande importância para a estratégia de negócio das empresas de qualquer tamanho e em qualquer ramo de mercado, e além da importância estratégica, gerenciar os ativos de informática da sua empresa tem efeito preventivo sobre possíveis problemas que podem parar um setor ou mesmo toda a sua empresa.

Os benefícios proporcionados pelo T.I. quando bem gerenciado podem ser muitos, como por exemplo:

Redução de custos

   A redução de custos é sempre o um fator que chama atenção, pois muitas pessoas ainda acham que o gerenciamento de T.I trata-se apenas de custo com manutenção de computadores e servidores, o que não é verdade.

Muitas vezes a empresa já tem as ferramentas necessárias para execução de suas tarefas, mas acaba contratando serviços ou comprando novas ferramentas por não ter conhecimento do potencial dos seus próprios recursos.

Aplicar tecnologias e ferramentas de forma correta, possibilita por exemplo, conectar e integrar filiais reduzindo custos com telefonia, viagens e melhorar o desempenho dos funcionários com ferramentas ajudem a reduzir esforços e otimizar a execução de suas tarefas.

Comprar um novo software ou hardware sem necessidade, além de aumentar custos e demandar tempo de implantação e treinamentos, pode aumentar o tempo para a conclusão de algo que muitas vezes é crucial para o negócio, prejudicando uma venda ou fechamento importante.

Resultados para o negócio

O T.I não é e não deve ser tratado apenas como uma ferramenta para manter o parque tecnológico funcionando ou manter a execução das tarefas diárias. Ele é um meio para aumentar as chances de sucesso do negócio sendo participativo, elaborando e alinhando-se à visão estratégica da empresa para encurtar caminhos e melhorar o desempenho dos processos e colaboradores, possibilitando o crescimento e aumento dos lucros da empresa.

Melhoras na produtividade e comunicação

O bom gerenciamento de T.I pode melhorar a produtividade e comunicação, e isso vai além da utilização de planilhas, e-mails, CRMs, ERPs, etc. Para ter a comunicação e produtividade sempre afiadas, a área de tecnologia deve garantir que as informações fluam sem gargalos, mantendo os meios “invisíveis” aos usuários através da utilização de soluções simples e eficientes, alinhando ferramentas e processos para chegar ao fim desejado com a qualidade desejada.

Segurança

Hoje mais que nunca a segurança das informações corporativas é um fator muito importante, seja por haver ameaças de vírus e malwares como os temidos ransomware’s, risco de vazamento de informação sigilosa ou perda de dados por erro humano ou problemas técnicos. A gestão de T.I. pode ajudar a manter as informações da empresa seguras por três fatores conhecidos como os pilares da segurança da informação, que são a confidencialidade, integridade e disponibilidade.

De forma resumida, entende-se como integridade, que as informações não serão adulteradas ou corrompidas durante seu envio ou recebimento, seja esse processo interno (entre os funcionários da empresa) ou externo (entre empresa, clientes, parceiros e fornecedores), como confidencialidade, que as informações não sejam conhecidas por pessoas alheias a competência do seu conteúdo, e disponibilidade, que poderão ser acessadas quando e onde necessárias.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *