Eu técnico, colocando a mão na massa!

Todo profissional, mesmo que para resolver um problema recorrente que leva segundos para ser solucionado cobra um valor mínimo pelo serviço, porém há muitas coisas simples que não precisam de acompanhamento técnico para serem feitas.

Imagine que seja preciso fazer a atualização do antivírus e uma varredura nos 10 computadores de uma pequena empresa, considerando que a tarefa leve em média 40 minutos para ser executada e deva ser feita em um equipamento por vez durante o expediente, serão mais ou menos 6 horas e meia de trabalho. Se o seu técnico cobra R$100,00 a hora, são R$650,00 gastos com algo que pode ser automatizado ou executado por qualquer pessoa.

Mesmo optando pela execução manual das tarefas do antivírus, pela simplicidade e por ser algo que deve ser feito com determinada frequência, a ação poderia por exemplo, ser executada pelo funcionário responsável pelo equipamento antes de sair para o almoço, caso a varredura apresentasse alguma anomalia após a conclusão, chamaria-se o técnico para averiguar.

Pequenas tarefas como esta podem ser feitas por qualquer um, assim como instalar pequenos programas,  atualizar o sistema operacional de estações de trabalho ou configurar assinaturas de email. Além do benefício da redução de custos, saber como executar determinadas tarefas ou  por que ocorrem determinados problemas e como resolve-los pode aumentar a produtividade  por reduzir paradas inesperadas ou desnecessárias.

Empresas de serviços não tem o costume de se propor a ensinar como executar tarefas simples ou automatiza-las, por isso pergunte ao técnico que te atende sobre o que pode ser automatizado e o que pode ser feito por você.

Se tiver uma resposta negativa ou encontrar resistência para o repasse de informação procure uma segunda opinião, um bom profissional será sempre transparente ao responder qualquer questão.


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