O que é Linux ? É mesmo mais seguro e mais rápido que outros sistemas ? Quanto custa? É viável para o meu negócio ?

Afinal de contas, o que é Linux?

Linux é o kernel (Núcleo do sistema operacional) utilizado por várias empresas, entidades e grupos de programadores independentes para criar sistemas operacionais distintos, como Debian, Ubuntu, Fedora, RedHat, OpenSuse, Mint, CentOS, etc. Técnicos e usuários chamam esses sistemas operacionais de Linux de forma genérica (muitas vezes sem saber) por que compartilham uma derivação do mesmo kernel. Essa derivação não os torna completamente diferentes um do outro, porém há alterações consideráveis na sua estrutura. Por isso não pode se considerar errado denominar estes sistemas “irmãos” como Linux.

Quem criou e quando foi criado?

O Linux foi criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, sua estrutura foi baseada na estrutura de outro sistema operacional, o Unix, criado por dois programadores da empresa de telefonia americana AT&T, que também inspirou a criação de vários outros sistemas operacionais, dentre eles as versões mais recentes do MAC OS da Apple.

Sim, de certa forma o Linux pode ser considerado um primo não tão distante do sistema operacional do seu macbook(caso você tenha um).

Quer saber mais ? confira o link.

Sistemas Linux são mais seguros que outros sistemas operacionais?

Inicialmente o Linux não era tão popular, por isso não havia interesse no desenvolvimento de softwares maliciosos para ele, e como era predominantemente utilizado em servidores, os ataques em sua maioria eram direcionados a alvos específicos.

Apesar da dificuldade de alguns tipos de vírus infectarem sistemas Linux por existirem variações ou sabores de Linux(como chamamos na área de tecnologia) todo sistema operacional possui brechas de segurança que podem ser exploradas se não tratadas. Hoje existem vírus multiplataforma que podem detectar o sistema operacional instalado e ativar funções especificas para ele, podendo ser qualquer variação de Linux, Windows, MacOS, Android, IOS, etc.

Com a integração de serviços e a utilização de tecnologias hibridas que podem ser utilizadas em qualquer sistema operacional a segurança tornou-se uma preocupação sem distinção de sistema operacional. Muitas vezes as falhas ou brechas não são do sistema operacional em si, mas de algum software instalado nele, como navegadores, softwares de download, leitores de email e até editores de texto como o word.

Para manter-se o mais seguro possível é ideal ter um bom antivírus instalado, manter todos os seus softwares sempre atualizados e seguir boas práticas de segurança (confira nossa cartilha no link).

Sistemas Linux são mais rápidos que os outros sistemas operacionais?

A diferença de desempenho entre os sistemas operacionais existentes depende da utilização, aplicação e serviços instalados e ativos. Por isso não há como mensurar quantitativamente as diferenças de desempenho entre um e outro sem um cenário específico envolvendo hardware e softwares instalados.

Muitas vezes com o mesmo hardware e com a utilização de softwares equivalentes entre os sistemas operacionais o desempenho pode mostrar-se igual ou com diferenças quase imperceptíveis, podendo sair-se melhor o Linux ou o outro sistema operacional em determinados casos.

Custos de licenciamento, manutenção e implantação do Linux

Para sistemas Linux não há custos com licenciamento, ele é um sistema de código aberto contemplado pela licença General Public License (GPL) e pode ser baixado, instalado e alterado por qualquer pessoa, sendo restrita apenas a sua comercialização de acordo com as regras da licença. Isso quer dizer que ninguém pode cobrar pelo sistema operacional em si, mas pode cobrar por serviços como instalação, configuração, customização, suporte, gerenciamento, etc. Um exemplo de empresa que fatura muito com a utilização do Linux  em ambientes corporativos é a RedHat. Com um sistema operacional de mesmo nome da empresa, ela disponibiliza o download grauito do sistema e cobra pelo suporte e utilização de módulos específicos desenvolvidos pela empresa, que são restritos na versão sem suporte.

Custos de implantação de sistemas Linux em estações de trabalho ou servidores podem váriar de acordo com as necessidades do negócio, podendo ser mais baixo ou ultrapassar em grande escala os valores da implantação de sistemas proprietários como o da Microsoft.

Os custos com manutenção dependem do escopo a qual o sistema operacional foi instalado e geralmente ultrapassam os valores aplicados para a manutenção de sistemas Microsoft por ser mais complexa e ainda não existir uma quantidade suficiente de profissionais qualificados no mercado.

E se eu quizer implanta-lo na minha empresa ?

Existem muitos sistemas operacionais Linux estáveis no mercado que suprem completamente as necessidades de qualquer aspecto de seu negócio, porém deve ser analisado o cenário atual da sua empresa.

Para utiliza-lo como estação de trabalho deve-se levar em consideração que culturalmente os usuários tem uma certa resistência a utilizar o Linux por estarem acostumados com o sistema operacional da Microsoft, o que demandaria mais tempo para adaptação a mudança, além disso, o fato de não encontrar facilmente mão de obra qualificada para lidar com problemas relacionados ao Linux diariamente acaba desmotivando prestadoras de serviço a oferece-lo como alternativa e dificultando sua implantação em estações de trabalho.

Em servidores é bastante comum utilizar sistemas Linux para a execução de vários tipos de serviço como firewalls, servidores de arquivos, email, monitoramento,  detecção de intrusão, banco de dados, etc. O custo de implantação normalmente é inferior a sistemas proprietários que tem encargos com licenciamento, sendo financeiramente uma opção muito mais viável.

Para tirar mais dúvidas a respeito e saber se é viável implanta-lo na sua empresa entre em contato com profissionais de TI qualificados que possam analisar com precisão as necessidades da sua empresa e estruturar uma solução que te forneça um ambiente seguro e estável e reduza seus custos.

Em todo caso nós podemos te ajudar, entre em contato  e tire suas dúvidas!

Deixe seu comentário  com sugestões de assuntos ou melhorias e ajude a adequar nosso conteúdo as suas necessidades !!

1 Resultado

  1. I need to to thank you for this great read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have you saved as a favorite to look at new things you post…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *