Você recebeu um email dizendo que foi hackeado ?

Você por acaso também recebeu este email(imagem abaixo) dizendo que sua conta foi hackeada ?

Muitas pessoas tem pedido auxílio achando que foram realmente hackeadas por receberem a mensagem acima, porém não entre em pânico,  sua conta não foi hackeada.

Se não foi hack, o que é ?

Na verdade isto é uma simples tentativa de golpe em que você recebe um email aparentemente enviado por você mesmo com uma mensagem em inglês informando que sua conta foi hackeada, que o hacker tem acesso ao que você digita e o que você vê em seu navegador e que você deve fazer o depósito de um determinado valor em uma carteira bitcoin para suas informações não serem disseminadas.

Por enquanto esses emails não tem nenhum tipo de código malicioso, eu mesmo validei os metadados do email, fiz algumas pesquisas referentes ao conteúdo e conversei com especialistas em segurança que não reportaram nenhum tipo de problemas com vírus por conta deste email.

O atacante(remetente real do email) utiliza uma técnica de spoofing para enviar um email para você como se você mesmo tivesse enviado na esperança que você fique com medo de realmente ter sido hackeado e deposite o dinheiro na carteira de bitcoin dele.

O que você deve fazer ?

Não responda o email        

O atacante pode utilizar seu email de resposta para fazer alguma tentativa de ataque com outra técnica e realmente acabar infectando seu computador e causar danos reais tanto no seu computador quanto na sua rede.

Não deposite nada na carteira de bitcoin

Este email utiliza uma técnica de spoofing que apenas altera o remetente do email colocando seu email no lugar do remetente original e não oferece nenhum risco a integridade do seu computador ou da sua rede.


Como evitar esse tipo de situação ?

  • Procure utilizar seu navegador sempre em  modo anônimo
  • Mantenha seu antivírus sempre atualizado
  • Evite clicar em links desconhecidos enviados a você
  • Se você faz compras online, caso possível crie uma conta de email separada para cadastrar-se nos sites de e-commerce
  • Agende uma varredura recorrente com seu antivírus e faça regularmente a limpeza de cache e temporários dos seus computadores
  • Siga as dicas que fornecemos em nossa cartilha de segurança (link)

Se precisar de ajuda para melhorar a segurança do TI da sua empresa e aplicar boas práticas entre em contato conosco.

Já ajudamos várias empresas a garantir a segurança de seus dados através de ferramentas e políticas de segurança personalizadas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *